Bem, entrando em alguns sites da internet, assim como o www.deficienteciente.com.br/ , descobri que hoje é o Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Esse sim é um dia importante e que deve ser mais bem divulgado.
Cada um de nós deveria ajudar essas pessoas, que não escolheram ter uma deficiência, simplesmente aconteceu desde que nasceram ou ao longo da vida.
Como convivi com meu pai, sei o quanto essa luta é importante. O respeito deve ser mais exigido.
É aquela vaga reservada, que a pessoa estaciona porque é rapidinho, é o elevador do shopping, que as pessoas da fila não cedem a vez para cadeirantes, sendo que essa é a única opção para eles, não tem escada rolante, é estacionar o carro próximo às rampas de acesso aos lugares, impedindo que eles a utilizem, é criar um estabelecimento e só colocar escadas, nem elevadores, nem rampas, nem nenhum tipo de adaptação que dê acessibilidade, é não pensar no outro. Enfim, é a falta de cidadania que me tira do sério, que me irrita profundamente.
Para as pessoas com deficiência essa luta por seus direitos não acontece apenas hoje, mas todos os dias, pois as dificuldades de locomoção e estrutura enfrentadas por eles são diárias, a falta de respeito é constante, assim como a pouca colaboração dos seres humanos.
Me desculpem, mas a ignorância faz parte da sociedade na qual vivemos, inclusive independente de classe social, é importante sempre estar batendo na mesma tecla para ver se as pessoas conseguem enxergar. É importante sempre estarem sendo encontradas formas de conscientização, tornando as pessoas mais educadas com relação aos deficientes.
É triste ouvir certos comentários preconceituosos e discriminatórios, dá vontade de que cada pessoa que desrespeitasse o deficiente se tornasse um, por apenas um dia, para sentir na pele, para então perceber que o respeito deve ser dado, sem nem pensar.
Vamos ser mais conscientes, vamos ajudar ao próximo, vamos pensar em uma sociedade mais igual, que com certeza será mais agradável de se viver. Não quer se envolver, beleza, apenas respeite que já estará ajudando e fazendo o mínimo da sua parte.
Oi Camila,
ResponderExcluirparabéns pelo comentário! Bem interessante! Concordo com você!!!! Na faculdade, trabalhei com alguns pacientes com deficiência, e vi a luta diária deles e as dificuldades que enfrentam. Sempre que vou em algum restaurante procuro ver se há acesso para deficientes, para colocar no blog e assim chamar atenção do estabelecimento!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com
Oi Camila !!! Estava passeando pelos blogs e vi que ainda não conhecia o seu.Resolvi dar uma passadinha e dei de cara com este post maravilhoso. Concordo plenamente com você e acho que todos devem passar a respeitar mais os deficientes, pois só eles sabem as lutas que eles enfrentam diariamente !!! PARABÉNS!!! Mudando de assunto, percebi que vc já tem o blog há algum tempo e não tem tantos seguidores. Vai uma dica: uma forma de divulgar mais o seu blog é visitar outros blogs, comentar e principalmente seguir. A maioria retribui seguindo de volta. Outra forma é sempre dar um retorno as pessoas que comentam. Desculpa se meti na sua semana, não tenho blog mas quis ajudar. Bjokinha !!! Pode apagar o comentário se quiser!
ResponderExcluirMariana,
ResponderExcluirQue bom que gostou do blog!
Obrigada pela dica e nem se preocupe quanto ao comentário. Acredito que a partir do momento que a pessoa se expressa em um blog ela está suscetível a elogios, dicas, críticas e isso, na minha opinião, só faz agregar.
Beijos