Quando fazemos algo em nossas vidas que de alguma forma analisamos que deu "errado", é possível começar de novo a mesma coisa e fazer dar certo?
A resposta não é concreta e nem pronta, mas acredito que é possível recomeçar, desde que tomemos as atitudes corretas para fazer dar certo, não cometendo os mesmos erros do passado. Acho que é sim possível, mas tenho certeza de que não é nada fácil, pelo contrário, é muito difícil e complexo.
Esquecer o que passou e começar de novo, como se nada tivesse acontecido, iniciando do zero, é ter que superar tudo, mas tudo mesmo. A palavra certa não seria esquecer, afinal, acho que na vida não esquecemos de nada que nos marcou, sejam coisas boas ou ruins também. Não conseguimos fazer como no computador, quando apertamos a tecla delete e encaminhamos tudo que não nos serve mais para a lixeira, assim com certeza seria uma excelente forma de superar, mas aos humanos essa ferramenta não é permitida. Costumo dizer que deixamos as coisas ali, na nossa cabecinha, adormecidas, mas quando vem algo que nos tira do sério, não pensamos muito e jogamos ali na hora, na cara, sem dó, nem piedade, sem medir as palavras e nem mensurar as consequências. Então, antes de falar é sempre bom refletir, pensar, afinal, não é desse modo que se faz dar certo.
Se é tão difícil, o melhor então é desistir? Acho que não, só o fato de não tentar pode gerar insatisfações e arrependimentos futuros, é bom se dar uma chance, mesmo que lá na frente você perceba que não valeu à pena, pelo menos você tem a consciência tranquila de que tentou e não mediu esforços.
Para fazer dar certo, o que já deu "errado", é importante perceber se o que você quer é aquilo mesmo, se o outro lado também deseja fazer dar certo, afinal, nada unilateral é bom, as trocas são importantes para ter um resultado positivo.
Não devemos temer, a vida está aí para ser vivida intensamente. Chorar, assim como rir, tem a sua importância e relevância em nossa história, nos faz aprender e crescer a cada dia, nos tornando seres humanos melhores e mais dignos de uma vida feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário