sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Texto: Etnografia de Aniversário de 1 ano!

Escrevi esse texto no quarto ano da faculdade. Vale a pena dar uma lida, pois através dele conseguimos imaginar a cena real. Espero que gostem tanto quanto a minha professora na época gostou!

O aniversário de 01 ano é um evento social de apresentação da criança para sociedade, é muito mais importante para os pais do que para o próprio aniversariante.
A festinha foi marcada para às 18 horas, no buffet infantil Tal, que agora se destaca por ser a melhor casa de eventos para crianças e nada melhor e mais orgulhoso para os pais do que apresentar o seu filho no melhor local da cidade, mesmo que este não esteja entendendo nada, como acontece na maioria dos aniversários de 01 ano. Esse buffet é composto pela maior estrutura de lazer infantil, com pula-pula, piscina de bola, videogames, casinhas de boneca, carros elétricos, legos, quebra-cabeças, maquiagem, dentre outros, além de carrinho de crepe, de cachorro quente, pizza, algodão doce, picolé e os seus animadores.
Apesar de haver toda uma organização do buffet, os pais estão ansiosos, principalmente a mãe que ajeita o vestido da menina de minuto em minuto, ajeita o laço do cabelo. Luz, câmera e ação, é o momento de tirar fotos antes dos convidados chegarem, para depois fazer um álbum de aniversário e mais uma vez mostrar à sociedade. Primeiro tira dos pais com a criança, depois da mãe com a menina, depois do pai, aí começam a chegar os convidados, primeiro chegam os avós, tios, primos, ou seja, a família, para tirar fotos e pegar um bom lugar perto da mesa dos doces. Em seguida chegam os outros convidados, que na verdade não são os convidados da aniversariante e sim de seus pais, são os amigos da família, que mais tarde serão chamados de “tios” pela criança e esses trazem seus filhos, aí sim os futuros amigos da aniversariante e quem sabe, se forem meninos, serão os pretendentes da aniversariante, pelo menos esta é a conversa que se ouve dos amigos da família e do pai da aniversariante, e aí se vão mais flashes, até que a criança fica tonta com tantos flashes. Sem contar com a filmagem que a princípio é só da decoração que é a febre do momento, a Hello Kitty, que não é apenas o tema da festa, mas também o tema da roupa da menina.
Ainda chegando os convidados, a criança é obrigada pela mãe a falar com todos. Chega à primeira família, a mãe ajeitando o menino que tem uns três anos, carregando um presente quase do seu tamanho. O menino dá o presente para a aniversariante, que recebe quase caindo, afinal é maior do que ela, a mãe ajuda e coloca o presente na caixa de presentes, e afinal, presente, para quê? Cada convidado normalmente trás um presente, que na verdade serve de “troca”, ou seja, você entrega ao aniversariante um presente, em troca de estar presente na sua festa, comendo seus docinhos, salgadinhos, bebendo e se divertindo, pois muitas pessoas fazem isso sem saber a origem ou o real sentido de estar presenteando essa criança.
Os convidados estão bem distribuídos, os amigos do pai estão em pé a noite toda, para mostrar que são homens e que agüentam ficar em pé a noite toda, para eles a festa não é nada infantil, pois conta com garrafas de whisky e copos de cerveja. Os papos são sempre os mesmos, negócios, futebol e política. Já as amigas da mãe estão sentadas, colocando o papo em dia, enquanto provam os salgadinhos e comentam se estão ou não saborosos. As crianças estão distribuídas, os meninos estão nos carros elétricos, pula-pula, videogames, enquanto as meninas estão no pula-pula, piscina de bola, se maquiando, brincando de bonecas, todos sob os olhos das babás, é lógico, pois os pais têm muito que conversar então levam as babás para cuidarem de seus filhos. As babás conversam entre si, reclamam do emprego, falam de artistas, da vida pessoal dos patrões, às vezes elas estão atentas às crianças, mas muitas vezes elas estão preocupadas em conversar e comer.
De repente vem o choro, a criança caiu, a babá não viu, então é tarde, ela já abriu o berreiro, a babá coloca no colo, ela pede a mãe, a babá leva até a mãe que faz um carinho, dá um pirulito e volta a conversar. Em busca de carinho e atenção a criança vai até o pai, este nem o pega no colo, faz um cafuné, enquanto pede a próxima dose ao garçom.
Vem então o animador, muitas crianças choram com medo do palhaço, outras vão puxar sua peruca, bater, cada um reage de uma forma, enquanto a aniversariante está sem entender nada do que está acontecendo, ela brinca com a babá que está brincando de casinha com ela.
Chega o momento mais importante, é a hora dos parabéns, é bom adiantar para a criança não dormir. Todos batem palmas, a aniversariante bate palmas forçadas pelos pais, que batem as mãos da pequena Hello Kitty uma na outra, o fotografo não perde um momento, a filmagem continua com aquela luz quente em cima da aniversariante. É o momento de assoprar as velhinhas, quem vai fazer isso? Os pais tentam fazer a criança assoprar, sem obter resultado, são eles que assopram com a ajuda da criança “pentelha” que está ao lado da aniversariante. Após os parabéns, é hora de cortar o bolo e é claro que a criança passa a função para a anfitriã da festa, ou seja, a mãe da Hello Kitty e por pura superstição, que ninguém sabe se é verdade ou não, corta bolo de baixo para cima e faz um pedido para a aniversariante.
Enquanto as crianças, os pais, as babás, os tios, os avós, os padrinhos, os primos, enfim todos estão devorando a mesa de docinhos e o bolo, a aniversariante está dormindo na cama improvisada com três cadeiras juntas.
Os pais se despedem dos últimos convidados, entregam a lembrancinha. Depois colocam os presentes dentro de sacos de lixo, o pai carrega a criança e todos voltam para casa. Agora, por fim, quem lembra do seu próprio aniversário de um ano?





Um comentário:

  1. Na verdade a festa de 1 ano é mais para os pais, que querem mostrar pra todo mundo aquela coisinha linda que esta aprendendo a andar e a falar. E para elas ( as crianças) ficam as recordaçoes de fotos e filmagens, que diga-se de passagem, é muito divertido rever apos muitos anos !!!!!!!!

    ResponderExcluir