segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto: Vai aí um jeitinho brasileiro?

Amo ser brasileira, tenho orgulho do nosso povo, venero a riqueza da nossa cultura, admiro a nossa diversidade, mas não suporto o famoso jeitinho brasileiro.
Sabe aquela furadinha de fila do banheiro ou dirigir pelo acostamento no engarrafamento ou aqueles "dez conto" que você dá para o cara do bar em festas? Tudo isso faz parte do jeitinho brasileiro de ser.
Temos a mania de pensar que somos mais espertos do que os outros. Por que subestimamos tanto a inteligência alheia? Será que só você teve a brilhante ideia de cortar o caminho ou dar aquela roubadinha? A resposta é...lógico que não.
Quando nos queixamos dos nossos queridos e amados governantes, pensamos no que acontece no macro universo que vivemos, e o micro? Vamos pensar como vivemos no nosso condomínio, no nosso trabalho, nos nossos locais de lazer. Ao pararmos para refletir enxergamos que agimos de forma igual, esquecendo do coletivo e pensando apenas no que é individual, FATO!
Por que estacionar na vaga de idoso ou deficiente se você não se enquadra nesses quesitos? Atitude individual. Ao contrário disso, deveríamos pensar que somos jovens e capazes de andar com as próprias pernas um pouco mais, isso é atitude coletiva. Por que ao usarmos algo público ou até mesmo privado, mas que não seja nosso, não tomamos o mesmo cuidado que temos com as nossas coisas? Porque somos egoístas e só pensamos no nosso próprio bem.
Sou a favor do movimento pela atitude coletiva. Se queremos mudar, precisamos começar por nós mesmos, portanto aperte START!

Um comentário:

  1. "A boa educação é como moeda de ouro: tem valor em toda parte..." Pe. Antônio Vieira

    ResponderExcluir