domingo, 10 de abril de 2011

Recomendo livro: O Menino do Pijama Listrado

Li esse livro há algum tempo, minha leitura foi bem rápida, pois é o tipo de história que lhe prende e você não consegue parar de ler.
É um livro pequeno, de linguagem fácil e com uma história emocionante. O livro já possui uma versão cinematográfica, mas ainda não assisti, espero que seja tão bom quanto.
É uma história de amizade de duas crianças que se unem pela inocência e nem imaginam que participam de mundos completamente diferentes, inclusive "rivais". Mas no fundo a história mostra como algo que fazemos para o outro, pode atingir a nós mesmos de alguma forma. Uma infeliz coincidência faz exatamente isso acontecer na vida de um dos que trabalharam para Hitler durante o período de sua loucura na guerra.
Recomendo a leitura e não adianta falar que não tem tempo, pois você consegue ler em um dia no seu final de semana. Confiram!



Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

2 comentários:

  1. Gostei da dica e do blog. Parabéns, Mila! Tati

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    Seja sempre bem-vinda!
    Que bom que você gostou!
    Fique à vontade para comentar o que gostou e o que não gostou também.

    ResponderExcluir