A primeira coisa que aprendemos na vida é a nos comunicar.
No primeiro momentode nossas vidas nos comunicamos através de gestos, o choro quer dizer que algo não está bem e o riso significa alegria, satisfação. Depois de alguns meses começamos a engatinhar e já buscamos alcançar através das mãos e mímicas o que desejamos e por fim, chegam as primeiras palavras, a princípio monossilábicas, mas já expressam o que estamos pensando.
Ainda crianças nos comunicamos com facilidade, inclusive com muita sinceridade e não tendo nenhum problema nisso. A verdade não incomoda ninguém, tudo pode ser dito, nada ofende quem ouve, afinal, são só pensamentos de uma criança. Mas aí nós crecemos e quando isso acontece fica mais difícil saber o que dizer e como dizer, medimos as palavras para não machucar o outro e às vezes nem sabemos pedir realmente o que precisamos e desejamos.
Existem coisas que não podemos deixar de comentar, caso contrário nos sentimos sufocados, também existem as coisas que nós não queremos ouvir e temos que ouvir de alguma forma em algum momento.
Certas coisas são mais do que você fala, são o que você faz, ou seja, às vezes um gesto vale mais do que mil palavras.
Existem situações que você tem que falar, não tem outra opção, não é uma questão de escolha, e também existem coisas que você tem que guardar para si mesmo.
De vez em quando vivemos momentos em que certas coisas não precisam de explicação, eles falam por si próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário