sexta-feira, 15 de julho de 2011

Texto: Boas maneiras

Para quem me conhece já sabe o quanto eu sou observadora, aos que não me conhecem, saibam que essa é uma característica muito marcante em mim. 
Em qualquer lugar que eu vou, tenho a mania de observar o comportamento das pessoas que estão ao meu redor, sejam elas conhecidas ou desconhecidas.
É impressionante como mesmo depois de anos vivenciando fatos absurdos de falta de educação, ainda consigo me surpreender com o que as pessoas conseguem fazer, serão elas pessoas mesmo? Acho que não.
Nessa semana ao chegar no meu prédio, verifiquei em uma vaga de garagem próxima, inúmeros sacos de plástico, que seriam aqueles plásticos que vem protegendo bancos de carros novos, de fato era um carro novo e dono tinha acabado de sair da vaga, ou seja, ele retirou o material e ao invés de depositar em um lixo, sendo que há uma lata bem próxima ao local, ele fez a incrível escolha de jogar tudo por ali mesmo. 
Ao enxergar essa cena absurda, me fiz alguns questionamentos: "Será que quando ele abre algo dentro de sua casa ele joga a embalagem no chão?", "Será que ele é tão mal educado?", "Será que ele não tem a capacidade de pensar um pouco e se dar a um pequeno trabalho de jogar o lixo no seu devido lugar?", "Será que ele é uma pessoa ou apenas um animal?", afinal, a diferença entre eles é a capacidade de pensar, coisa que ele não fez, e por fim, o maior questionamento de todos "O que se passa na cabeça de uma pessoa que faz isso?". Será que ele pensou algo do tipo, eu pago condomínio caro, então alguém que limpe? Se esse foi o pensamento, aí realmente eu fico perplexa. 
Vivo em um edifício de classe média/alta, ou seja, é meio que óbvio que as pessoas que lá residem tiveram uma educação diferenciada, mas o que observo é que escola, faculdade ou qualquer instituição de ensino não adianta para boas maneiras, educação é algo que se aprende dentro de casa e essa pessoa com certeza não aprendeu foi nada. Vejo pessoas financeiramente mais humildes, que sabem se comportar bem melhor que esse rapaz, ou seja, boa educação com certeza não é sinônimo de boa condição financeira. Como estava com pressa, não pude limpar eu mesma, coisa que com certeza eu faria, mas solicitei a um funcionário que fizesse a gentileza de limpar, ressaltando a falta de educação do meu vizinho.
Às vezes fico me perguntando se eu sou anormal e os outros que são normais. Me acho chata porque não consigo ver isso e fazer com que passe despercebido, fico irritada, indignada, não consigo conceber que uma pessoa que teve todas as oportunidades do mundo de ser educado, não é. Boas maneiras são fundamentais para sermos pessoas dignas de respeito e me desculpem os que têm a mesma atitude que esse rapaz, mas vocês são mal educados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário