quinta-feira, 28 de julho de 2011

Texto: Compromisso e comprometimento

Compromissos são complicados, por quê?
Por que é tão difícil assumir um compromisso? Acho que a resposta está no fato dele exigir comprometimento. 
Meio redundante, né? Mas o fato é que os compromissos exigem de nós a nossa palavra, que significa a nossa honra, a nossa dignidade.
Existem os compromissos que estamos dispostos a assumir, que fazemos por livre e espontânea vontade, mas também existem os compromissos que não queremos assumir, mas a vida não nos deixa opção, simplesmente eles nos surpreendem e temos que assumir e pronto.
Compromissos reais exigem verdade, empenho, vontade e até mesmo sacrifícios da nossa parte. Ao assumirmos algo rapidamente não significa que será fácil, existem obstáculos ao longo do caminho que são tentadores. Nesses momentos é preciso ter muita força de vontade em continuar e é por issso que às vezes temos que aprender do jeito difícil a escolher os nossos compromissos.
Ao assumir um compromisso precisamos ter consciência de que haverão sacrifícios, pois teremos que abdicar de certas coisas para nos mantermos comprometidos.
O importante é perceber que os sacrifícios são pequenos diante do compromisso, que no caso é um bem maior, algo que realmente vale à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário