sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Recomendo livro: Capitães da Areia

Esse livro é antigo, mas acho que ele é atemporal e será recomedado sempre, pelo menos por mim.
Li algumas obras de Jorge Amado, mas com certeza a que eu mais gostei foi Capitães da Areia. O li em uma época que a leitura não enchia meus olhos, em que ler era obrigação escolar, no entanto esse livro é encantador e prende qualquer um.
Resolvi recomendar ele agora, pois a sua adaptação cinematográfica finalmente foi lançada nos cinemas e estou louca para assistir, assim que o fizer, comentarei aqui no blog.
Esse livro é o tipo que ficamos imaginando as cenas na nossa cabeça, principalmente por se passar em Salvador.
Sem dúvida alguma, Jorge Amado foi um gênio da literatura brasileira, que retratou a Bahia da forma mais clara e literal possível, todos os baianos devem se orgulhar desse escritor.
Quem já leu, vale à pena ler de novo e quem nunca leu, compre, peça emprestado, mas não deixe de viver essa aventura com os personagens Pedro Bala, Dora, Sem Pernas, dentre outros.


Essa é uma das capas do livro, mas como ele foi editado várias vezes, existem outras versões.


Capitães da Areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de menores abandonados, os "Capitães da Areia", nome pelo qual eram conhecidos os "meninos de rua" na cidade de Salvador dos anos 30.
Retrata os meninos como moleques atrevidos, malandros, espertos, famintos, ladrões, agressivos, falsos, soltos de língua, carentes de afetos, de instrução e de comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário