quinta-feira, 7 de abril de 2011

Texto: Doce Mentira ou Dura Verdade?

O que falar de mentira? Mentira significa algo que é dito por alguém que é falso, podendo ser uma afirmação ou negação, e quem diz espera que os ouvintes acreditem.
Podemos classificar as mentiras em: pequenas, que parecem tolas para quem conta, e as grandes, que de alguma forma trazem uma certa culpa para quem conta. Entre as pequenas e grandes existem as médias, que nem consigo exemplificar. Tudo isso temos que fazer referência à pessoas normais, esquecendo quem tem problemas mentais e até mesmo psicopátas, já que eles não sentem culpa.
Se todo mundo já contou uma mentirinha na vida, qual é o problema, já que é algo tão comum? O problema é exatamente esse, mentir é comum, ou seja, todos fizeram, fazem ou fazerão, acontece que não é normal, ou seja, não deveria acontecer.
Existem pessoas que vivem na mentira, mentem de pequenas à grandes coisas, acreditam que estão enganando os outros, quando na verdade enganam a si mesmos. Como já diz o ditado "A verdade tarda, mas não falha", isso quer dizer que na maioria das vezes as mentiras são descobertas e a pessoa que mentiu perde a credibilidade e a confiança.
Por que é tão difícil falar a verdade? Por que doí? Pode até doer, levando tristeza e insatisfação para quem ouve, mas tudo isso passa até chegar um momento de alívio em saber que não está sendo enganado ou iludido.
Para quem fala muitas mentiras, pense se gostaria que fizessem o mesmo com você, tenho certeza que não, ninguém gostaria. Para quem ouve, reflita se você dá a oportunidade da pessoa falar a verdade, se sabe escutar, ou se você mesmo prefere viver na mentira.
Eu já fiz a minha escolha, prefiro uma dura verdade do que uma doce mentira. E você, já fez a sua escolha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário