segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto: Soluções de problemas

Conselhos, dicas, instruções, todas são maneiras fáceis de sugerir ao outro o que ele deve fazer em uma situação difícil, complexa, mas sugerir uma solução rápida e simples é fácil para quem está fora do problema.
Sabemos que a nossa intenção é ajudar a quem gostamos, mas é importante perceber que não sabemos tudo, apenas quem está passando pelo problema tem esse conhecimento, sabe qual a gravidade e a profundidade do problema.
Nos momentos em que vemos algum amigo passando por umn problema é importante perceber que a palavra é tão nmportante quanto o silêncio. Muitas vezes a pessoa só quer desabafar, só quer um colo amigo, nada além. A relevância do limite tem que existir nesses momentos, pois cada um precisa se resolver por si só. Vale lembrar que não é proibido falar e sim perceber até onde pode-se aconselhar. Como amigo é importante mostrar que se está ali do lado, caso a pessoa precise de socorro, além de apoiar a pessoa em qualquer decisão que ela tome, por mais que você não concorde.
A solução dos problemas começa quando conseguimos diagnosticas de fato qual é o real problema, pois muitas vezes achamos que é uma coisa, mas ao refletirmos e analisarmos melhor, descobrimos que é outra coisa, que nem havia passado por nossa cabeça. Essa reflexão e análise é individual e após esse processo devemos buscar uma solução, esquecendo o passado e ignorando o futuro e complicações que possam surgir, afinal, solucionar também tem consequências.
Todos somos seres humanos e tentamos fazer o melhor possível, mas a vida sempre nos apresenta situações inusitadas que podem nos derrubar, mesmo quando estamos nos sentindo seguros como nunca. Dessa queda você pode sair ileso, com leves machucados ou gravemente ferido, o que tem que ser visto é que alguns ferimentos são mais graves e profundos do que aparentam ser, exigindo zelo e cuidado de sua parte.
Assim como certas feridas, os problemas às vezes precisam ser expostos para você se dar conta que eles existem. Quando abertos, de vez em quando é necessário respirar fundo e ter paciência, dando tempo para que a cura, a solução chegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário