terça-feira, 9 de agosto de 2011

Comentário: Metrô na Paralela

Que saco, só consegui escrever agora no meu blog, gosto de escrever logo de manhã para manter ele atualizado logo cedo.
Na verdade fiquei pensando sobre o que escrever e quando parei para pensar melhor vi uma notícia de ontem, que eu não fiz nenhum comentário, mas que merece ser comentada.
Ontem o governador do Estado da Bahia, anunciou qual seria o modal escolhido para atender a questão de transporte público na Copa de 2014, acredito que para a surpresa de todos o escolhido foi, tcham, tcham, tcham, tcham, metrô.
Quando vi a notícia confesso que li algumas vezes para verificar se estava com algum problema na visão, ou até mesmo sonhando, ou seria um pesadelo? Acho que no passado o metrô de Salvador foi um sonho, hoje com certeza ele é um pesadelo para toda a população.
Antes de comentar quero apenas fazer uma observação, em dezembro de 2007, quatro anos atrás, meu primo da Espanha veio para cá e fui buscá-lo no aeroporto, aproveitei para ir na livraria e comprar um mapa para ele. Simplesmente comprei e entreguei, nem abri, após ele chegar, já no carro, ele abre o mapa, vira pra mim e fala "Que coisa boa, aqui em Salvador tem metrô", eu fiquei surpresa e respondi "Ah, ele só consta no mapa, na realidade não existe".
Pois é, essa situação foi há quatro anos atrás, já se vendiam mapas em Salvador com a presença do metrô, algo que enganava bem os turistas.
Acho que não existem palavras para demonstrar a insatisfação, descrença e revolta da população soteropolitana em relação ao maior elefante branco já visto na história desse país. Já são 12 anos em obras, para míseros 6 km, agora eles querem nos dizer que construirão em 3 anos 30 km? Isso me parece mais uma piada, acho que os nossos governantes deveriam ter cautela ao fazer esse anúncio.
O pior de tudo pra mim é que, ao visitar cidades do exterior e até do Brasil, como São Paulo, percebemos que a população utiliza esse meio de transporte, independente da classe social, elas deixam o carro em casa e vão trabalhar de metrô, afinal, chega rápido, não acredito que isso vai acontecer aqui em Salvador. Acho que quem tem seu carro não vai abrir mão de sair com ele, pois não acreditamos que a estrutura vai ser de boa qualidade, assim como a segurança em cima dos trilhos.



Sei que existem no mundo muitos metrôs de superfície, mas particularmente acho esse tipo algo horrível, nossa cidade está ficando cada dia mais feia, crescendo de forma desordenada e de acordo com interesses pessoais.
Acho que ontem foi mais um momento que senti vergonha de morar nessa cidade que eu tanto amo. Salvador é linda pelas suas belezas naturais, pelo seu povo caloroso, mas está caindo cada vez mais no conceito de seus habitantes, que não aguentam mais ver tanta falta de interesse e descaso das autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário