segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Texto: Abdicar

Ação de abrir mão de algo ou alguém.
Ah, e como é difícil fazer isso.
Nós seres humanos temos dificuldade em abdicar, ao contrário, sempre queremos acumular.
Acumulamos amigos, dinheiro, trabalho, amores. Deixar de lado algo ou alguém é complicado, pois ficamos pensando que se um dia lá na frente precisarmos de tal coisa, pensaremos no passado e nos arrependeremos.
Recentemente conversando com uma conhecida ela me relatou que mesmo estando com outra pessoa, sentiu uma pitadinha de ciúme ao saber que o ex-namorado estava acompanhado. Sendo que ela está super feliz com quem está no momento, seria normal sentir esse tiquinho de ciúme? Acho que sim, o que não pode é o sentimento permanecer durante muito tempo, isso seria estranho. Ficar enciumada ao ouvir a novidade é a comprovação de que temos dificuldade em abdicar, somos possessivos.
Abdicar significa trabalhar o desapego, tanto de pessoas, quanto de coisas materiais. É deixar para o outro o que até então lhe pertence. É abrir mão de um amor para viver outro, é dar aquela blusa que você ama, mas que não cabe mais em você, é deixar o outro fazer uma atividade que é sua, pois você está atolado em tarefas e o mérito ser dele e não seu. Enfim, é um processo complexo, mas que às vezes se faz necessário. No passado já dei um tempo em uma amizade, por não suportar  a convivência com uma terceira pessoa, que fazia de tudo para me isolar, me afastando de todas as coisas boas. Eu adoro uma disputa, mas confesso que com amizade não tenho essa energia, afinal, uma amizade existe naturalmente e não por obrigação. O que eu fiz? Abdiquei e o resultado foi positivo, pois com o tempo tudo voltou a ser como era antes.
Abdicar de vez em quando é bom, até para percebermos o que de fato é relevante para nós.
O que é para ser nosso, será! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário