quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Texto: Honestidade

Ontem estava vendo uma matéria em algum jornal que não me lembro, assim como não me lembro o assunto, pois na verdade eu não estava muito atenta, o que me chamou a atenção foi uma frase dita por um entrevistado "Meus pais me ensinaram que honestidade não é uma qualidade e sim uma obrigação".
Ao ouvir essa frase, fiquei pensando sobre ela. De fato os meus pais também me ensinaram a mesma coisa, que devemos ser honestos, independente de qualquer coisa. Porém, muitas vezes em que pensamos em qualidades e defeitos, o incluímos ali, quando na verdade essa devia ser uma característica pertencente a todos.
Infelizmente a realidade nos mostra o quanto o mundo tem gente desonesta, se pararmos para refletir no nosso país, essa realidade é ainda pior.
Quando vemos na televisão uma pessoa que encontrou algo que não é dela, e que ela busca de todas as formas devolver ao dono, vira manchete, pois são casos mais raros e eu acredito que os meios de comunicação gostam de publicar esses fatos para ver se conseguem estimular outras pessoas a fazerem o mesmo.
Mas se algo não lhe pertence, não tem porque se tornar seu, não foi mérito e nem conquista você ter encontrado por acaso. Não sei como as pessoas conseguem ficar para si, eu gosto de ter coisas por que eu comprei ou ganhei de alguém que achava que eu merecia, não por ter encontrado por aí.
Me lembro de um quadro antigo do CQC, tipo um teste de honestidade. Recordo de um dia Danilo Gentili se passar por cego, ele ia comprar algo e dizia estar dando uma nota de R$ 10,00, mas na verdade dava uma de R$ 50,00, para testar as pessoas, afinal, teoricamente ele era cego. Várias pessoas deram o troco dos dez e não dos cinquenta, mesmo vendo a nota, inclusive uma senhora de certa idade fez o mesmo. Foi uma tristeza! Depois ele retornava no lugar, como repórter e perguntava, para os que o trapacearam, se eles achavam que o povo brasileiro era honesto, muitos respondiam que sim, uma verdadeira cara de pau.
A honestidade deveria ser um valor intrínseco a cada ser humano, mas muitos nem sabem o que é e outros têm em sua educação doméstica o aprendizado do contrário.
Se cada um pensasse e fosse honesto com si mesmo e com o próximo, com certeza viveríamos em um mundo muito melhor, mais justo e leal. Mas, infelizmente, as pessoas são individualistas e não conseguem raciocinar para um bem coletivo, só esquecem que o destino de todos é o mesmo.
Para finalizar e reforçar: Honestidade não é uma qualidade e sim uma obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário