quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto: A expectativa reduz a felicidade

Por que quando assistimos a segunda versão de um filme não gostamos tanto quanto o primeiro? Será que o filme é realmente pior ou a nossa expectativa era muito grande? Lógico que nem sempre é assim, afinal Tropa de Elite 2 é melhor que o primeiro, mas posso dizer que na maioria das vezes é assim que acontece, nos decepcionamos. Posso dizer que a grande responsável é a expectativa. Quando assistimos a primeira versão gostamos tant que ficamos ansiosos para que venha o segundo filme, aí ele chega e vamos ao cinema com uma grande expectativa dentro de nós, eis que o que é apresentado não corresponde ao que esperávamos e saímos de lá tristes.
Essa foi apenas uma forma de expressar que a expectativa reduz a felicidade. Quando conhecemos alguém ou algo que gostamos muito depositamos uma expetativa muito grande, que muitas vezes faz com que fiquemos frustrados. Não podemos responsabilizar o outro, temos que observar o nosso comportamente e perceber que muitas vezes o erro é nosso.
Se você tem uma viagem, um encontro ou algo que vem desejando há muito tempo tente ao máximo controlar a ansiedade, evite comentar com as pessoas antes dos fatos acontecerem. É difícil, se é, mas pode ter certeza que tudo será muito mais prazeroso e proveitoso.
Quanto maior a expetativa, maior a chance de decepção e consequentemente a redução da felicidade. Portanto vão para tudo com menos cobrança, a ansiedade mais controlada, o coração mais leve e a consciência tranquila, pode ter certeza, assim seremos muito mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário