terça-feira, 29 de março de 2011

Texto: Salve Salvador!

Salvador, capital da Bahia, Estado onde o Brasil foi descoberto, primeira capital do país. Fundada por Tomé de Souza em 29 de março de 1549, à princípio nomeada São Salvador.
Salvador, Cidade Baixa e Cidade Alta. A Cidade Baixa: Comércio, Calçada, Bonfim, Ribeira, dentre outros bairros, une-se através do belo cartão postal, o Elevador Lacerda, à Cidade Alta: Campo Grande, Praça da Sé, Av. 7.
Analisando a cidade percebo que ela cresceu no sentido contrário. A parte mais bonita é a Cidade Baixa, banhada pelo mar, com vista para a Baía de Todos os Santos, com os pontos turísticos mais antigos e belos. Essa parte há muitos anos foi deixada de lado e a cada momento a situação piora. Por que não valorizamos essa parte da cidade? É algo que eu não consigo entender, enfim.
Salvador é uma mistura. Mistura de raças, de crenças, de culturas e culinária, aqui tem espaço para tudo. Quanto às raças é a cidade fora da África com mais negros no mundo, tem os brancos de origem dos portugueses e outras nacionalidades que vieram para cá, além dos amarelos, a nossa real herança, os índios. Hoje em dia é difícil classificar a cor da pele de quem vive por aqui, pois tudo isso já se misturou. Em relação às crenças, temos mais de 365 igrejas católicas, os candomblés mais famosos e respeitados do país, além das igrejas protestantes que aumentam a cada dia. Culturalmente temos na música o axé, o pagode, o reggae, o rock, o arrocha, dentre outros ritmos, nas artes diversos artistas plásticos como Bel Borba, Tatti Moreno e outros, além da literatura o nosso querido Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, dentres outros. Na culinária não podemos esquecer do azeite de dendê que é ingrediente de diversos pratos típicos, como acarajé, abará, moquecas, quem vem aqui está muito bem servido. Enfim, esses são alguns exemplos para ilustrar o grande caldeirão de cores, aromas e emoções que é Salvador.
É essa mistura que atrai milhões de turistas para esta cidade, que tem um belo céu azul, que brilha com o sol quente, pelo mar infinito, pelos pontos turísticos, pela bela história, que com certeza é a história do nosso país.
Essa é a bela parte da cidade, mas não podemos esquecer do que nos entristece. É grande a falta de emprega, que gera uma imensa desigualdade social, que aumenta cada dia os índices de violência, com certeza é um problema muito sério e que mexe com a alegria da população dessa cidade. Os nossos governantes precisam cuidar melhor de Salvador, pois ela está fazendo aniversário e ficando mais velhe, ou seja, precisa cada vez mais de cuidados e atenção.
Mesmo com problemas sérios, posso dizer que o soteropolitano é a pessoa que recebe melhor cada um que chega nessa terra. Como diz a música: Ah, que bom você chegou, bem-vindo a Salvador, coração do Brasil!.
São 462 anos de história, de lutas, alegrias, conquistas, tudo reflexo do seu povo, que com certeza não tem nada de preguiçoso, ao contrário, é muito batalhador.
O que desejo a Salvador hoje e sempre é muita saúde, paz e felicidades!
Parabéns Salvador!

2 comentários:

  1. Mila,
    Como comentei também sobre o assunto no meu blog, concordo plenamente com você. Temos tantas belezas naturais, mas infelizmente não temos estrutura, organização, plano de educação e outras necessidades que dependem principalmente do setor público.
    Na minha opinião Salvador está relegada a 2o.plano por questões políticas. Imagino que tem partido político querendo a prefeitura da cidade e para isso o declinio da cidade é um instrumento político para uma mudança. É tão decadente esse pensamento, mas não vejo outros motivos para tanto descaso de outras esferas do governo que podem atender as necessidades da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Mila, parabéns pelo texto, estou estreando aqui no seu espaço e muito me alegra conferir o que uma pessoa que eu julgo sensata, crítica e muito humana, tem a dizer. Com certeza Salvador sofre de um mal maior, que atinge boa parte do Brasil, a cultura do imediatismo, do egocentrismo etc, que faz com que as pessoas votem nos políticos com mais brindes do que propostas e com mais interesses do que ideais. Gostei da forma como escreveu o seu "parabéns" para Salvador, porque exaltou as qualidades da nossa cidade, ao tempo em que levantou a questão do descaso, como uma barreira alta, mas contornável, para que ela se torne ainda mais bela.

    Abraços,

    ResponderExcluir